“Shigeo Fukuda é o perfeito comunicador visual do Japão”. É simplesmente assim que a Art Director’s Club define o designer japonês Shigeo Fukuda. Conheci o trabalho dele durante o AGI Open 2014, através de uma breve fala do designer suíço Niklaus Troxler. A simples menção ao seu trabalho foi suficiente para que quisesse conhecer mais, é uma daquelas coisas que você vê um e imediatamente é atraído a ver tudo.
Fukuda iniciou sua carreira nos anos 1960 desenvolvendo trabalhos em diversas áreas do design, mas ficou mais conhecido pelos seus cartazes tão simples quanto impactantes. Muito antes da popularização do minimalismo, ele só precisava de duas ou três cores e algumas silhuetas para expressar de forma contundente sua visão de mundo e seu elevado senso de responsabilidade moral enquanto designer gráfico. Outra característica marcante no trabalho de Shigeo Fukuda são as brincadeiras óticas que ele faz, com clara influência de M.C. Escher e Takashi Kohno.
Alguns trabalhos merecem um destaque especial: Victory 1945 (de 1975), uma sátira crítica à guerra, o cartaz apresenta silhuetas pretas do canhão e da bala que volta (ou vai?), contra um vibrante fundo amarelo e o texto em branco. Três cores, duas palavras, duas silhuetas e uma mensagem poderosa, a ideia da guerra como um mal cíclico onde todos perdem. O poder de síntese de Fukuda ultrapassa qualquer barreira linguística e até cultural. Isso é especialmente interessante dada sua origem oriental e a forma como a mensagem chega de forma integral até nós, ocidentais. Outros grandes exemplos são Amnesty, All Flash is Grass e Happy Earth Day.
Essa tradição de cartazes como forma de expressão social é antiga e continua viva. Agora em dezembro, São Paulo recebe a exposição Poster for Tomorrow – os Direitos Humanos em cartaz, uma seleção de mais de 100 cartazes, do mundo todo, falando dos direitos de todos nós. Serão expostos os melhores trabalhos de 6 edições do concurso anual da ONG 4 Tomorrow, sediada em Paris. A mostra brasileira tem informações complementares, sobre os temas de Direitos Humanos abordados, e tem atividades paralelas: palestra, visitas guiadas, e oficinas.
Centro Cultural Caixa Economica-Sp
Praça da Sé, 111, 01001-001 São Paulo
Curadoria Ruth Klotzel
De 13 de dezembro de 2014 a 1º de março de 2015
de terça a domingo, das 9h às 19h
Visitação gratuita.